terça-feira, 20 de novembro de 2012

As concentrações junto da escadaria da Assembleia Nacional, as cargas policiais sobre os arruaceiros e a confusão daí reinante merece um certo comentário. Os acontecimentos são dos dias 06 de Outubro - manifestação dos indignados e 14 de Novembro - dia da greve geral convo cada pela CGTP/IN. Tanto num como noutro caso, tendo as manifestações terminado junto da Assembleia Nacional tudo se processou dentro da normalidade. Foi isto mesmo  foi reconhecido pelo MAI: Sucede porém, que no termo delas, começaram os arremessos de pedras, os barulhos, a guerra das gradeamentos, e no 2º caso o incendiar de caixotes de lixo.
 Os autores dista desta desordem eram na sua grande maioria  jovens, encapuçados ou mascarados. Primavam assim pela sua covardia. Atrás destes estavam os mirones, muitos saídos da manifestação e que por aí permaneceram, acabando muitos por "levar" da polícia quando investiu, após longa , aturada e paciente espera, contra os arruaceiros. Nada há pois que criticar a polícia de intervenção da PSP. Das duas vezes o rescaldo foi francamente desfavorável à polícia pois houve mais polícias feridos que pela banda dos "levados".
Uma palavra aos meios da comunicação social. À parte o trabalho dos jornalistas presenciais que foi óptimo, uma palavra crítica aos comentaristas das agendas e da redacção televisiva por referir aos arruaceiros como manifestantes o que parecia por vezes feito propositadamente - para bom entendedor, 1/2 palavra basta!