sábado, 6 de junho de 2015

Os MILIONÁRIOS e Milionários


              O título pode parecer capcioso mas não é. Nem sequer se relaciona com a crise económica que assola o país, embora longínquamente com esta se possa relacionar. São conhecidas as críticas que são feitas aos milionários, nomeadamente do mundo das finaças. Mas pergunto: qual o papel dos adeptos de um qualquer clube desportivo, na sua grande maioria gente simples, de modestas posses económicas, quando se quotizam e subscrevem negócios geradores também de milionários, entre jogadores e treinadores (e não só), em muitos casos, segundo se diz, financiado por proveniência estrangeira? Em que é que ficamos? Porém, para salvar a honra da casa, também se diz que o investimento é próprio. Será que só os dinheiros das quotizações, ou de bilhetes vendidos ou de transacção de jogadores é suficiente para as exorbitâncias gastas nestes negócios? Penso que nada se perdia se as autoridades responsáveis, fizessem um inquérito ou auditoria neste campo.

terça-feira, 2 de junho de 2015

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA e AS LEGISLATIVAS




                                     
                                 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA e AS LEGISLATIVAS

                         O Presidente da República Cavaco Silva, divulgou o seu entendimento em como não se disponibilizaria em dar posse a um governo minoritário saído das eleições legislativas previstas para Outubro. Estranho entendimento este do ponto de vista democrático! A Constituição de República, prevê que a posse terá que ser dada à formação político-partidária mais votada. Não fala em maiorias absolutas. Esta apetência só pertence aos aficionados de regimes autocráticos. Daí que, se afigure algo gratuita  o entendimento perfilhado por aquele 1º Magistrado na Nação. É certo que por de traz dessa intenção existe a preocupação de estabilidade governativa. Mas um governo minoritário - obviamente sempre formado por um partido mais votado - tem toda a legitimidade para governar como o que resulta de formação ou formações políticas de maioria absoluta. Há que não olvidar que estas podem ser tão autoritárias como regimes absolutistas de má memória!
                                  

Bilderberg- Pinto Balsemão - Durão Barroso




                                       Bildenberg - Pinto Balsemão - Durão Barroso


A instituição é bem conhecida, tendo por objectivo traçar as grandes linhas do capitalismo, particularmente no relacionamento Europa/EUA. Até há poucos dias Portugal era aí representado por Pinto Balsemão. Pinto Balsemão, membro fundador do PPD, hoje PSD é dono da empresa Impresa e da SIC, tendo a fama de defensor da imprensa livre. Convém saber a este propósito, que tem sido gradualmente difícil publicar em Portugal notícias, artigos de opinião e material informativo que contrarie a linha cultural ou ideológica e mesmo política imperante em Portugal, o que faz pensar em obstáculos invisíveis ou uma censura implícita que parece afectar as agendas e as programações. Durão Barroso, ex- MRPP, hoje filiado no PSP, acaba de deixar o cargo de Presidente da Comissão Europeia, onde a sua actuação não prima pelo elogio, nem sequer pela grande produtividade. A presente crise que afecta Portugal, Grécia e outros Países da orla mediterrânica, marcam o fim do seu mandato. Balsemão escolheu Barroso para o suceder no Buildenberg.
Mas, não é isto em causa; nem se insere nos propósitos deste escrito fazer o balanço crítico desta instituição e das pessoas envolvidas. O que faz pensar e pensar muito, é a escolha.