quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

A CONDIÇÃO DO MUNDO


Nota prévia: O texto que se segue é a tradução de uma carta que foi publicada na revista Goa - Today (Dez. 2019) tendo por referência dois artigos anteriormente publicados na mesma revista. Atenda-se que pensar em inglês é algo diferente do pensar em português sem no entanto perder o sentido das coisas.  

                                                      ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
                                                    
                                                     MENSAGENS SIGNIFICATIVAS
Devo confessar o valor acrescido e a qualidade superior das mensagens contidas nos dois artigos da sua edição de Novembro - As lendas célebres e mitos da religião de Prabakar Timble e Como Goa se extinguirá de Nandkumar Kamat. Estes escritos constituem, na realidade, uma análise íntegra e uma resposta aos problemas mais recentes que constituem uma praga real para a humanidade.
De facto, há muito tempo, qualquer religião tem, constituído uma ameaça à existência humana. Quando a religião foi referida como "o ópio do povo", não o foi no sentido de que não podia ou não devia ser seguida mas que havia sido utilizada mais como um "um comprimido para adormecer". Neste sentido e medida, a religião tem sido usada "como uma arma de destruição" de comunidades humanas, de países e nações. Guerras e conflitos tem sido desencadeados, sob o pretexto de diferenças religiosas, afim de satisfazer ambições económicas e realizar o domínio imperialista. A "Primavera Árabe", o 'diferendo' Sunni-Shiia, o efeito Bolsanaro fomentado pelas recém formadas igrejas cristãs, o conflito Israelo-Palestiniano e as perturbações Indo-paquistanesa, são apenas uns tantos exemplos desta perigosa estupidez humana. Se tivermos em linha de conta o alto nível de pobreza prevalecente nestes países ver-se-á que é altura de adotarmos um procedimento pró-ativo contra esta loucura.
É provável que a previsão de Nandkumar nos vá permitir viver mais tempo; porém, a probabilidade de tais perigos poderem ser reais deve forçar-nos a ser mais objetivos nos nossos procedimentos, não apenas em relação à Natureza mas também para connosco.
Todos aparentam estar preocupados acerca de alterações climáticas e tal é de facto, um perigo real. Mas devemos consciencializarmos que antes do destino ecológico explodir acabando com a raça humana, as tentativas para a sua destruição estão já a acontecer em muitas partes do mundo resultantes das sanções económicas como é o caso do Irão, Venezuela ou Cuba, as ameaças de conflito permanente entre países como a Índia e o Paquistão, entre os povos Israelita e o Palestiniano ou algumas comunidades Africanas, especialmente quando os respetivos povos estão á beira de pobreza.
As instituições internacionais, tal como a ONU parecem prestar mais atenção a pequenos incidentes que embora importantes, não nos devem fazer olvidar os perigos de conflitos mais generalizados e bem localizados e bem mais graves forçando o seu termo imediato.   Bernardo Colaço  - Lisboa - Portugal