terça-feira, 3 de abril de 2012

QUE FAZER ?

Este podia bem ter sido o nome do blog. Na actual conjuntura da vida em sociedade, da qual faz inelutavekmente parte a "crise", assiste-se, como é aliás lógico, a lamírias, críticas, comentários e insinuações sarcásticas aos comportamentos, actuações e afirmações das pessoas gradas da política, da economia e de otras organizações. E POR AQUI FICAMOS. Será que isto chega ? Se calhar sim, para nos autocontentarmos, ao significar que se disse alguma coisa e não ficamos calados. Talvez haja aqui uma certa razão, na medida em que a chamada de atenção possa contruir para a consciencialização de alguém incauto ou que desconhecia a situação em apreço.
Porém, a questão que se coloca é algo diversa. Tem-se cricado e muito, e o facto é que nada parece ter mudado, nem promete mudar. A situação faz lembrar o antigo regime onde a crítica era consentida até certo ponto ou o célebre caso da democracia inglesa localizada no Hyde Park onde nada há a temer e tudo a contunua a jeito, enquanto as "válvulas de escape" funcionarem.
Na verdade, criticar, chamar atenção às coisas que funcionam mal é positivo. Mas nãop é tudo.
É que enquanto nos escudamos por detrás da crítica feita ou de denúncia nominal de um malfeitor (não necessariamente do mundo criminal) a verdade que o SISTEMA continua a dar dar apoio aos procedimentos que a nossas crítica repudia.
Um simples exemplo ajudar-nos-á a entender melhor a situação que hoje se coloca a um qualquer cidadão consciente. O caso da Torre Orbit, que é o ícone dos Jogos Olímpicos na Inglaterra, toda em aço, e empresário indiano Lakshimi Mittal - patrão mundial da indústria de aço, indiano. (a continuar.........).

Sem comentários:

Enviar um comentário