domingo, 3 de abril de 2022

Livro -Sindicalismo na PSP - medos e fantasmas em democracia

 

     

     Sobre o livro “SINDICALISMO NA PSP – Medos e fantasmas em democracia”.

O livro é um quase diário, relatando os momentos marcantes do que constituiu a luta da então Comissão Pró-Associação Sindical dos Profissionais da PSP. Pelo conteúdo, é único no género sobre o sindicalismo policial em Portugal, tendo servido por isso como uma obra de referência para estudos académicos.

O livro foi apresentado em maio de 2001 pelo então ex-Ministro de Justiça e ex-Provedor de Justiça Dr. José Meneres Pimentel, na sede da Associação 25 de Abril – Lisboa.

Escrito em coautoria, um jornalista e um magistrado, que não pertencendo ao estrato policial, acompanharam de perto o processo reivindicativo de dignificação da classe de profissionais em apreço, empenhando-se em pesquisas jornalísticas e na elaboração dos fundamentos jurídicos do direito ao associativismo representativo na instituição policial.

De tudo isto, é o livro repositório. Aí se mencionam as lutas, o sofrimento, e a repressão, mesmo quando se vive em democracia. Por isso a menção individual dos protagonistas ‘de um e do outro lado da barricada’ constitui um elemento de relevo, bem enriquecido pelas notas de rodapé.

Daí, finalmente a advertência que o título do livro reflete e a que cada agente policial deve estar atento.

Lx – 17.03.2022           

Sem comentários:

Enviar um comentário